domingo, 3 de maio de 2015

Dons do Espírito Santo

     Toda a gente tem acesso ao Espírito Santo e aos seus dons, mas cada um tem um dom diferente, cada um recebe o dom que o Espírito Santo decide oferecer, dom este que será útil no ministério de cada um!
    Podemos pedir por algum dom que não tenhamos? Sim podemos!! Mas, cabe a Deus decidir se nos dá ou não. Algo que eu aprendi, foi que quando pedimos por algum dom, temos de entender que os dons não são para nós, não são para o nosso proveito. Pelo contrário, são para edificação da igreja e para que os incrédulos creiam em Deus!
    Existem 3 grupos de dons: dons de poder (manifestações visíveis), dons vocais (dons onde a fala é inspirada) e dons de revelação (através de testemunho interior, visões). Nos dons de poder temos: dons da fé, operação de milagres e dons de cura; nos dons vocais temos: profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas e nos dons de revelação temos: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento e discernimento de espíritos.


Dons de Poder


Dom da Fé

   Este dom é um complemento.
   É um dom passivo, pois ele recebe um milagre, ao contrário dos outros dois que produzem milagres. A melhor maneira de o descrever é que a pessoa que o tem, recebe tipo uma "fé sobrenatural" para algo. É um dom que aparece sem se contar para uma determinada situação e depois vai embora! E como já disse, é um dom para proveito do outro, para que a pessoa olhe para nós e sinta a presença do Senhor através da manifestação dessa "fé sobrenatural" em nós.

Operação de Milagres

   É uma manifestação sobrenatural do poder de Deus através do crente que altera, suspende ou de algum modo controla as leis da Natureza.

   A bíblia retrata muitos milagres no antigo e no novo testamento. No antigo : Êxodo 14:21-28, Êxodo 17:1-6, Josué 10:12-13, 1 Reis 18:37-38 e 2 Reis 6:1-7. No novo: João 2:1-11, Mateus 8:23-26, Mateus 14:22-31, João 6:5-14, João 11:1-44, entre outros.
   Todos estes milagres são realizados pelo poder do Espírito Santo! Em geral serve para "eliminar" algum obstáculo para permitir que o evangelho se continue a espalhar!

Dom de Cura


   A bíblia quando fala neste dom, nuns sítios aparece a palavra "dom" de cura e noutros sítios a palavra "dons" de cura, o que significa que não há só um tipo específico de cura. Assim como há vários tipos de cura, as pessoas com este dom podem actuar em várias áreas e não apenas numa área específica, pois uma pessoa pode ter vários tipos de cura recebidos pelo Espírito Santo e não apenas um tipo! Agora, mesmo quem só recebe um tipo de cura pelo Espírito Santo, não significa que não possa ver resultados noutras áreas de cura, isto porque, podemos aplicar cura mediante a fé. Mesmo quem não tem o dom de curar pode ter experiências com o Senhor nessa área pela sua fé e claro pela fé da pessoa a quem esta é aplicada.

  Este é um dom que precisa ser exercitado exactamente por causa da fé! Uma boa forma de o treinar, é interceder por quem precisa de cura, por quem se encontra doente (cura física) ou por quem precisa de ajuda a nível psicológico (cura emocional).
  Neste dom temos mesmo de nos preocupar com a pessoa a ser curada, temos de ter compaixão, porque enquanto não nos pararmos de preocupar conosco mesmos, ou seja, enquanto não deixarmos de ser tão carnais e passarmo-nos a interessar e a dedicar mais aos outros, nada vai acontecer!


Dons Vocais


Dom da Profecia

    Este dom aparece para confirmar algo, através de sonhos, visões, testemunho interior e revelações.

    Mostra algo que ainda não aconteceu ( futuro), porém, não é regra, pois a bíblia diz que as profecias servem para exortar e consolar as pessoas a quem são dadas! (1 Coríntios 14:3)
   A profecia resulta de se ser cheio do Espírito Santo.

Dom de orar em línguas

   Existem três tipos de oração em línguas: oração em línguas para edificação pessoal ( este todo o crente pode ter, não é o dom de orar em línguas), oração em línguas para edificação colectiva e oração em línguas para terceiros ( por exemplo, quando começamos a orar em línguas estranhas para alguém , onde não entendemos o que estamos a dizer e só entende a pessoa que está a ouvir).


Dom de Interpretação de línguas


   Neste dom, o Senhor não dá o sentido completo, apenas algo para nos basearmos, tipo um texto da bíblia.

   Ele manifesta-se na mente da pessoa que recebe o significado da mensagem, e esta é movida a transmiti-la em palavras simples para que todos entendam a mensagem que vem do Senhor. A mensagem em línguas pode ser curta ou longa, porém a interpretação deve ser concisa e clara, para que todos a entendam. 
   O Senhor não envia uma mensagem em partes, portanto, a interpretação deve trazer a mensagem na sua totalidade e não dividida em partes. 


Dons de Revelação


Palavra de Sabedoria


  É uma revelação seguida de conselho. Normalmente é de coisas futuras ( é diferente de profecia).
Por exemplo: Temos uma visão de uma mulher grávida. Nessa mesma visão, para além da revelação da gravidez é ainda dado o concelho de como ultrapassar essa situação.

Palavra de Conhecimento

   Esta é diferente da palavra de Sabedoria. Aqui só é dado apenas uma revelação, para que façamos algo a respeito!

Exemplo nº1: Na revelação é mostrado que uma pessoa está com dor de cabeça. Ora, não é preciso uma revelação para se saber que uma pessoa está com dores de cabeça, logo se a temos, é sinal que Deus quer fazer algo a respeito. O que devemos fazer é abordar a pessoa e ir pouco a pouco chegando ao que o Senhor nos mostrou. Até podíamos ir ter com a mulher e esta nos dizer que não lhe doía a cabeça, mas aí perguntávamos: " Mas costuma ter dores de cabeça muitas vezes?". Depois o que se deve fazer é orar!!

Exemplo nº2: Quem tem o dom de curar, muitas vezes recebe uma Palavra de Conhecimento.  Ás vezes a pessoa começa a sentir dor num determinado sítio do corpo, e isso é uma forma de Deus mostrar que alguém ali presente está com uma dor nesse mesmo sítio e o que devemos fazer é chamar a pessoa e ministrar cura e orar por ela!

Exemplo nº3: É dado uma revelação de um casamento desfeito através de uma visão de duas alianças separadas. O que se deve fazer é orar pelo casal.


Dom de Discernimento de Espíritos

   Este dom também é uma revelação!

   Não tem apenas a haver com demónios (visão ou percepção). Toda a aparição de anjos (visão ou percepção) e testemunho interior também tem a ver com este dom.
Exemplo de percepção de anjos ou demónios:  É quando sentimos a presença de um anjo ou demónio perto de alguém ou num certo lugar. É sinal que Deus quer fazer algo a respeito e é para a gente orar pela pessoa ou pelo lugar, e quando for a presença de demónios repreender e expulsar mediante oração.

Exemplo de testemunho interior:  aparece por vezes nas pessoas que tem o dom de curar, para que saibam se a doença em alguém não estará a ser provocada por algum tipo de demónio.

2 comentários:

  1. Muito bom artigo... bem edificante!! Muito impressionante como o Espírito Santo utiliza nossas vidas para realizar a vontade dele!! Que sejamos muito usadas, amém!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade, sinto esse desejo dentro de mim de escrever tudo o que já aprendi com o Espírito Santo :D

      Eliminar